A Novena a São Judas Tadeu

1. ORAÇÃO INICIAL

T. São Judas Tadeu, Apóstolo e parente de Jesus, Maria e José, eu vos saúdo, exaltando a preferência de amizade que vos uniu ao Cristo e agradeço ao bom Deus as graças que Ele vos concedeu. Pelo amor que tanto vos estreita ao Coração Divino, eu, humilde e genuflexo, vos suplico, lanceis sobre mim o vosso benigno olhar.

Não desprezeis minha pobre oração e não permitais que seja vã a minha confiança. Deus vos concedeu a graça de, mediante a vossa valiosa intercessão, amparar os homens nos casos mais desesperados.

Por isso, ó excelso Apóstolo e glorioso mártir, vinde em meu auxílio, para que eu possa cantar a infinita misericórdia do Senhor. Serei-vos grato por toda a minha vida e permanecerei vosso fiel devoto até que possa agradecer-vos face a face lá no céu. Amém.

 
2. ORAÇÃO DO DIA

• PRIMEIRO DIA

São Judas Tadeu, escolhido por Cristo, o amor profundo a Jesus fez que soubésseis escolher o caminho de Deus, na pregação do Evangelho. É necessário que aprendamos vossas virtudes, sigamos vosso exemplo como o melhor meio de tornarmo-nos discípulos de Cristo. Que nós sigamos o vosso exemplo tanto na alegria e na vitória, como na luta e no sofrimento. Que compreendamos que todas as realidades, agradáveis ou difíceis, deverão ser assumidas como oportunidades benfazejas, que nos levarão ao crescimento na fé e à capacidade de servir no amor de Cristo.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• SEGUNDO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e construtor do Reino de Deus, que espalhastes a Boa Nova da Salvação em Cristo, desejamos que venha, o quanto antes, o Reino de Deus a todos os homens, sedentos de Deus e da sua verdade. É preciso que muitos sejam como vós fostes: construtores do Reino de Deus. Desejamos ser apóstolos e propagadores da mensagem da verdade e do amor que Cristo

ensinou, e dar testemunho cristão nos ambientes em que vivemos, sem vacilar na fé e na esperança. Queremos dar testemunho, vivendo o Evangelho, mediante o amor que nos compromete com Cristo.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• TERCEIRO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo de Jesus Cristo e servidor dos homens, vós que vistes o exemplo de Cristo que veio para servir e não para ser servido, rogai por nós para que compreendamos o valor do serviço desinteressado e gratuito. Auxiliai-nos a adquirir o sentido dê doação ao próximo, na família, no trabalho e na comunidade. Vós que fizestes de vossa vida uma doação total, pelo anúncio do Evangelho e pelo testemunho de Cristo, até o martírio, inspirai-­nos coragem e sabedoria, para colocarmos nossas energias e talentos a serviço do irmão.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• QUARTO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo sempre fiel ao chamado do Mestre e obediente à voz do Pai, nada vos afastou de seu plano de amor. De vós queremos aprender a renunciar a qualquer plano egoísta, para aceitar em tudo a Vontade do Pai. Ajudai-nos, São Judas, a sermos generosos no seguimento de Cristo, e humildes na renúncia a tudo o que nos afasta de seu caminho. Fazei que procuremos, em primeiro lugar, o que nos torna instrumentos de paz e sinais de Cristo para nossos irmãos.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• QUINTO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo de Jesus Cristo e sinal da santidade de Deus, ajudai-nos a alcançar a graça da pureza de intenções para que nosso interior seja fonte de paz e bondade, jorrando a vida de Deus para nossos irmãos. Que saibamos ser donos de nós mesmos e de nossos sentidos e possamos estar entre aqueles que são chamados bem-aventurados porque são puros de coração. Conquistai-nos um coração puro, para que através dele possamos enxergar o Cristo em nosso caminho e indicá-Io aos irmãos.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• SEXTO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e instrumento de reconciliação, alcançai-nos do Pai o Dom da firmeza diante do mal, do egoísmo e da injustiça. Fazei-nos sempre atentos à advertência de Cristo: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação". Vós que lutastes para vencer o pecado, obtende-nos um espírito resoluto e a graça de não cairmos em tentação. E se isto acontecer, rogai por nós, para termos ânimo para reerguer-nos, e voltarmos à união com Cristo, vosso e nosso Mestre.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• SÉTIMO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e homem de fé inabalável, · a ponto de fazerdes de Cristo vossa única e absoluta certeza, rogai ·por np!(),.para que cresça nossa fé e se torne luz para os irmãos. Reconhecemos diante de Deus que, freqüentemente, nossa fé é vacilante e frágil. Sabemos que é um precioso dom de Deus, que é preciso acolher com simplicidade, cultivar pela oração e pelo conhecimento do Evangelho. Ajudai-nos a pedir humildemente, como vós pedistes com os Apóstolos:

"Senhor, aumentai a nossa fé".

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• OITAVO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e irmão dos pobres, hoje vos pedimos que nos alcanceis o espírito de pobreza. Com Cristo, anunciastes a Boa Nova aos pobres e dele ouvistes a solene proclamação: "Bem aventurados os que têm espírito de pobre, porque deles é o Reino do céu".

Rogai por nós, para que o desejo de lucro não nos domine e a ganância de ter mais não nos tire a capacidade de doar-nos aos mais necessitados e de sermos solidários com os. Pobres, os doentes, os oprimidos e marginalizados. Encorajados pelo testemunho dos Apóstolos, não nos falte o senso de fraternidade, para trabalharmos com todas as nossas forças pela defesa e promoção dos mais desamparados. E que aprendamos a reconhecer em cada um deles o próprio Cristo, nosso irmão e Senhor!

São Judas Tadeu, rogai por nós!

• NONO DIA

São ludas Tadeu, Apóstolo e Mártir, que experimentastes, no convívio com Cristo, o infinito amor do seu Coração, alcançai-nos a graça da conversão, para que nossos corações se tornem semelhantes ao dele.

Reconhecemos em Jesus o homem que mais amou, e modelo para todos os homens de bom coração. Por vossa intercessão, sejamos renovados interiormente, segundo a promessa de Deus, de derramar sobre nós uma água pura e dar-nos um coração novo.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

 
3. ORAÇÃO CONCLUSIVA

T. Ó poderoso e misericordioso Senhor, nós que com ardente fervor, exaltamos o vosso glorioso Apóstolo e consangüíneo São Judas Tadeu, humildemente imploramos a Vossa Majestade que, pelos seus grandes merecimentos e valiosa intercessão, alcancemos a graça de usufruir Vossas divinas bênçãos. Amém.

 
4. PRECE A SÃO JUDAS TADEU

T. São Judas Tadeu, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negócios sem remédio. Rogai por mim, que sou tão miserável. Fazei uso, eu vos peço, deste particular privilégio que vos foi concedido, de trazer visível e imediato auxílio onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que possa receber as consolações e o auxílio do céu, em todas as minhas precisões, atribulações e sofrimentos, alcançando-me a graça de ... (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda a eternidade. Eu vos prometo, ó Bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor, e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoção para convosco. Amém.

São Judas, rogai por nós e por todos os que vos honram e invocam o vosso auxílio.