Concurso Musical Jubileu - Regulamento

CONCURSO MUSICAL JUBILEU DA PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU

REGULAMENTO GERAL

  1. 1.Sobre o concurso

 

  • Serão escolhidas três músicas, uma de cada categoria, para serem os cantos oficiais da celebração do Jubileu da Paróquia de São Judas Tadeu.

 

  • As categorias são:
  1. a)Canto de Entrada;
  2. b)Canto das Ofertas;
  3. c)Canto de Comunhão.

 

  1. 2.Da estrutura do concurso

 

  • O concurso está dividido em duas etapas eliminatórias:
  1. a)Avaliação da letra das canções enviadas;
  2. b)Avaliação da canção completa (letra e música) mediante apresentação ao vivo para comissão julgadora;

 

  1. 3.Da composição das músicas

“Dê-se grande valor ao uso do canto na celebração litúrgica, tendo em vista a índole do povo e as possibilidades da assembleia litúrgica” (IGMR 40).

 

  • Somente serão aceitas músicas com letra e melodia.
  • As músicas deverão respeitar as seguintes orientações para cada categoria:

 

  1. a)Canto de Entrada:
    1. Referência a São Judas Tadeu
    2. O Canto de Entrada deve ter um caráter processional; indicando, desta forma, que o povo de Deus peregrina rumo à plenitude do Reino dos Céus. “Este canto, inserido nos ritos iniciais, cumpre antes de tudo o papel decomunhão. Seu mérito é de convocar a assembleia e, pela fusão das vozes, juntar os corações no encontro com o Ressuscitado. Este canto tem de deixar a assembleia num estado de ânimo apropriado para a escuta da Palavra de Deus” (Doc 43 CNBB).
  2. b)Canto das Ofertas
    1. Referência à São Judas Tadeu
    2. O Canto das Ofertas, “inserido nos ritos iniciais, cumpre antes de tudo o papel de criar comunhão. Seu mérito é de convocar a assembléia e, pela fusão das vozes, juntar os corações no encontro com o Ressuscitado. Este canto tem de deixar a assembleia” (IGMR 50). Recomenda-se que a letra faça referência ao gesto de ofertar, de oferecer os dons ao Senhor.

 

  1. c)Canto de Comunhão
    1. Referência a São Judas Tadeu
    2. O Canto de Comunhão “exprime, pela unidade das vozes, a comunhão espiritual dos comungantes, demonstra a alegria dos corações e torna mais fraterna a procissão dos que vão receber o Corpo de Cristo” (Doc 43 CNBB).

 

4. Da participação

 

  • Poderão participar do concurso quaisquer pessoas, independentemente de idade ou sexo;
  • A participação poderá ser individual ou em grupo, devendo o responsável indicar o nome dos compositores (letra e música);
  • O mesmo candidato ou grupo poderá concorrer em uma ou mais categorias;
  • O mesmo candidato ou grupo poderá enviar mais de uma música para a mesma categoria;
  • O candidato ou grupo deverá providenciar pelo menos um intérprete (canto) para a apresentação no dia da etapa final, podendo ser ele mesmo, algum integrante do grupo, ou qualquer outra pessoa capacitada.
  • O candidato ou grupo deverá providenciar o acompanhamento melódico da música para a apresentação no dia da etapa final, devendo ser composto por pelo menos um instrumento melódico, podendo ser executado por ele mesmo, algum integrante do grupo, ou qualquer outra pessoa capacitada.
  • Não serão aceitos playbacks ou gravações, tanto da interpretação vocal quanto dos instrumentos.

 

  1. 4.Das inscrições

 

  • A inscrição no concurso é feita automaticamente a partir do envio da letra da(s) música(s) via e-mail para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto CONCURSO MUSICAL SÃO JUDAS TADEU;
  • O candidato deverá indicar em que categoria(s) pretende participar e quais músicas pertencem a que categorias.
  • O candidato deverá ainda enviar as seguintes informações para contato: nome, e-mail e telefone;

 

  1. 5.Dos prazos

 

  • Apenas a letra da canção ou canções compostas deverá ser enviada para o e-mail citado acima até o dia 20 de setembro de 2014.

                   

  1. 6.Das avaliações

 

  • Será formada uma comissão julgadora para o concurso que ficará responsável por analisar as letras das canções enviadas e decidir sobre as quais avançarão para a etapa final do concurso;
  • Será formada outra comissão julgadora (contendo integrantes da primeira) para acompanhar as apresentações ao vivo na etapa final e decidir as três canções ganhadoras do concurso;
  • A primeira comissão não é obrigada a revelar os motivos pelos quais classificou ou desclassificou uma letra;
  • A decisão da comissão julgadora da etapa final é soberana, não cabendo aos participantes qualquer tipo de questionamento ou recurso.
  • Não há um número mínimo ou máximo de músicas a serem aprovadas para a etapa final.

 

  1. 7.Da etapa final

 

  • A organização do concurso entrará em contato com os aprovados para a etapa final via e-mail ou telefone.
  • As apresentações da etapa final serão realizadas no dia 27 de Setembro de 2014, sábado, às 15 horas no auditório do Centro Paroquial da Paróquia de São Judas Tadeu, localizado à Rua Cosme Velho, 470 – Cosme Velho, Rio de Janeiro.

 

  1. 8.Das obrigações dos vencedores

 

  • Os vencedores deverão assinar um termo de Cessão de Direitos Autorais da música (letra e melodia), registrado em cartório e com devido reconhecimento de firma.
  • Os vencedores, intérpretes e músicos deverão comparecer à Paróquia de São Judas Tadeu no dia 28 de setembro, domingo, às 10 horas para executar as canções durante a Celebração Eucarística e receber as premiações.

 

  1. 9.Das premiações

 

  1. 10.Considerações finais

  • Fica entendido que todos os participantes do concurso leram todo o conteúdo deste regulamento geral e estão de acordo com as suas regras.

 

As Catequeses da JMJ

Com a aproximação da Jornada Mundial da Juventude, intensificam as preparações para as catequeses que serão realizadas nos dias 24, 25 e 26 de julho, das 9h às 13h. A expectativa é de que nove mil voluntários atuem nos polos catequéticos espalhados pelas arquidioceses do Rio e de Niterói e nas dioceses de Nova Iguaçu e de Caxias. O diretor do Setor de Preparação Pastoral da JMJ e responsável pelas catequeses, padre Leandro Lenin Tavares, concedeu entrevista ao jornal “Testemunho de Fé”, falando da organização que antecede o evento, questões de idiomas e o trabalho de evangelização desenvolvido com os peregrinos e voluntários.

Leia mais:As Catequeses da JMJ

A importância da Missa

Santa Missa“A Eucaristia é o centro da nossa fé". Sobre a importância da Santa Missa, conheçamos o que alguns notáveis homens da Igreja disseram: Santo Agostinho: “Uma só missa a que houveres assistido em vida será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte. Será ratificada no Céu a benção que do Sacerdote recebes na Santa Missa”. Santa Mectildes declarou: “Todas as missas tem um valor infinito, pois são celebradas pelo próprio JESUS CRISTO, com uma devoção e amor acima do entendimento dos Anjos e dos homens, constituindo o meio mais eficaz que nos deixou Nosso Senhor JESUS CRISTO para a salvação da humanidade”. São Francisco de Assis: “Sinto-me abrasado de amor até o mais íntimo do coração pelo santo e admirável Sacramento da Santa Missa e deslumbrado por essa clemência tão caridosa de Nosso SENHOR, a ponto de considerar grave falta, para quem, podendo assistir a uma Missa, não o faz”.