A Paróquia e sua História

Logo Paróquia São Judas TadeuA Paróquia São Judas Tadeu foi fundada em 1º de janeiro de 1945, quando Arcebispo do Rio de Janeiro, o então Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, celebrava seu jubileu de prata sacerdotal.

São os seguintes os limites da Paróquia, que foi desmembrada da Matriz de Nossa Senhora da Glória, do Largo do Machado.

A linha divisória, começando na esquina da Rua Cosme Velho com Marechal Pires Ferreira, sobe por esta rua até o Túnel do Rio Comprido; da boca galgando a encosta, alcança a Rua Almirante Alexandrino, e por ela seguindo vai até a esquina da Estrada do Redentor; deste ponto sobe pelas vertentes até o Alto do Morro da Formiga, aí dobrando à esquerda, passa por Paineiras e vai ao alto do Corcovado; dobrando à esquerda, desce pelo divisor das águas até o pico do Morro de Dona Marta; deste ponto desce em direção ao encontro das Ruas Cosme Velho com Marechal Pires Ferreira, ponto de partida. Todos os pontos atingidos pela Linha Divisória são se ambos os lados, da nova Paróquia, exceto a Rua Almirante Alexandrino, de junção com a Estrada do Redentor para baixo, que continua pertencendo à Paróquia de Santa Teresa, e Rua Marechal Pires Ferreira, que pertence à Paróquia de Cristo Redentor.

A Paróquia estava criada, mas, embora já tendo Pároco na pessoa do Padre Luiz Gonzaga de Campos Góes, não possuía igreja. Começou a funcionar, com a celebração de Missas, na casa do Sr. João Xavier de Brito, à Rua Smith de Vasconcelos, 34.

Existia na Rua Cosme Velho um edifício chamado “Casa do Médico” tendo ao lado uma pequena capela, dedicada a São Lucas, Padroeiro da Classe, a celebração do culto passou a esta Capela.

O dinâmico Padre Góes começou a promover a devoção a São Judas Tadeu, e incentivou os “Devotos” a comprarem o aludido prédio, ao lado. Realizada a compra, e demolido o prédio, lançou-se a pedra fundamental, benzida pelo Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, a 30 de de novembro de 1952. inicia-se então a luta para a construção; barraquinhas, festinhas e tudo o que fizesse entrar meios para se levar avante a obra.

Esteve à frente da obra o Engenheiro Dr. Alberto Woods Soares, dedicadamente empregava grande parte de seu tempo aqui, não só acompanhando a construção, como também adquirindo o material necessário.

O audacioso projetor do templo é o Arquiteto Benedito de Jesus Calisto Netto.

A Igreja foi oficialmente inaugurada no dia 28 de dezembro de 1968, pelo Cardeal D. Jaime de Barros Câmara, e Dedicada (Sagrada) a 28 de agosto de 1985, pelo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

Relação dos Párocos da Paróquia São Judas Tadeu:

1º Padre Luiz Gonzaga de Campos Góes

2º Monsenhor Francisco Bessa Nogueira

3º Monsenhor José Maria de Vasconcellos

4º Padre Henrique Jorge Diegues - atual

Horários das Missas

Dia 28 de cada mês
7:00h | 8:30h | 10:00h
12:00h | 15:00h | 16:30h | 18:30h

A missa das 18:30 passa para 18:00 hs quando 28 do mês cair sábado ou domingo.

Segunda a Sexta
7:30h | 9:00h | 18:00h*

exceto terça feira : não haverá missa 09:00 hs

* Comunitária (seg e qua)

Sábados
7:30h | 9:00h | 18:00h*

* Comunitária

Dominicais
7:00h | 8:30h | 10:00h | 12:00 | 18:00h

Todas as missas são comunitárias

Mensal : Louvor e Libertação.

toda primeira quarta do mês 

20:00h

Confissões: De segunda a sexta das 10h às 12h e das 14H às 16h.